Uma lista com algumas das coisas mais interessantes que então submersas
1- Navio fantasma
O navio fantasma foi descoberto em 2003 por uma tripulação que estava procurando os restos de um avião suíço, que teria afundado no mar báltico durante a Segunda Guerra mundial. Depois de sete anos, uma expedição arqueológica foi montada para investigar melhor o naufrágio.
Batizado de navio fantasma, os arqueólogos descobriram se tratar de uma embarcação holandesa datada de 1650. Como o mar báltico quase não tem corrente e possui uma salinidade muito abaixo da média, o navio se encontrava em um estado impecável para os seus 400 anos.
2- Cidade perdida de Alexandria
A capital do Egito Ptolomaico, fruto da conquista de Alexandre, o grande, se encontra hoje no fundo do Mediterrâneo. Considerada como uma das mais belas e importantes cidades da antiguidade tardia, Alexandria foi afundada há cerca de 1.600 anos depois de um grande terremoto.
Apenas em 1998 uma expedição arqueológica começou a desenterrar a cidade de Cleópatra, descobrindo alguns dos registros históricos mais importantes da última década. Estátuas, esfinges, colunas, templos e fundações, todas estas coisas levaram a costa da Alexandria moderna a ser considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.
3 - Titanic
Poucas coisas submersas são tão grandes ou tão famosas quanto o R.M.S. Titanic. Ele foi o maior cruzeiro do mundo na sua época, e acabou naufragando ainda em sua primeira viagem. Com uma estimativa de mortos entre 1.500 pessoas, este foi considerado o maior acidente marítimo em tempos de paz da história.
Em 1985, um grupo de pesquisadores finalmente encontrou os destroços do gigantesco navio, localizado cerca de 300 quilômetros da costa de Newfoundland. Desde então dezenas de expedições foram lançadas para estudar melhor a maravilha afundada.
4- O Cristo do abismo
Cobrindo 16 acres do fundo do oceano, o Recife Memorial Netuno é o maior recife artificial do mundo. Ele foi concebido originalmente por Gary Levine e Kim Brandell e seu objetivo era ser um mausoléu para pessoas que optassem por morrer cremadas. A necrópole submarina possui algumas estradas que levam até uma câmara central com bancos e um incrível estatuário.
O local fica cerca de três quilômetros de Key Biscane, na Flórida. Atualmente, este cemitério submarino acomoda cerca de 850 pessoas, com um objetivo de ser expandido para uma capacidade de 120 mil. Os restos cremados de pessoas interessadas em participar do projeto são misturados ao cimento das construções do recife, no fim, placas são colocadas com os nomes dos mortos.
5- Museu submerso
Este museu, localizado na costa de Cancun no México, é um projeto conjunto do inglês Jason DeCaires Taylor, Jaime Gonzalez e Roberto Diaz. Preocupados com o avanço do desgaste nas barreiras de recifes locais, graças a furacões, tempestades tropicais e à ação humana, os três tiveram a ideia de afundar estátuas antropomórficas com o objetivo de ajudar a formação de novos habitats marinhos, dando origem ao museu.
Atualmente, o Museu Subaquático de Arte conta com três “salões” enormes, na verdade espaços temáticos separados, e mais ou menos 460 obras. A maioria delas são estátuas realistas na forma de seres humanos feitas de concreto.